Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 7 de junho de 2008

Bruno Senna repete o feito do tio Ayrton Senna - Revista Racing..


Mônaco é de Senna
Bruno Venceu na GP2. No Principado, lugar sagrado para Ayrton.


Com uma atuação convincente, o brasileiro venceu uma das corridas da rodada dupla da GP2 em Mônaco, território que era dominado pelo o seu tio Ayrton quando corria de F1.

O momento mais emocionante do fim de semana em Mônaco foi a vitória de Bruno Senna na corrida da GP2 da sexta feira. Como reconheceu sua mãe, Viviane, foi realmente impossível não fazer a ligação desta conquista com suas seis obtidas por Ayrton Senna nas ruas de Monte Carlo. Afinal até hoje o tri-campeão mundial e tio de Bruno é conhecido como o “Rei de Mônaco”.
Mas o significado da vitória vai muito mais além. É apenas sua quarta temporada no automobilismo, mas o piloto já obtém performances e resultados que estão lhe credenciando para chegar a F1. Inteligente, Bruno Senna concentra toda a sua atenção na obtenção do titulo da GP2, ate porque seria um feito que praticamente lhe garantiria o objetivo desejado para o ano que vem.
De qualquer forma, vencer em Mônaco com a autoridade que ele venceu, sobrenomes a parte, certamente chamou a atenção de muita gente no paddock. Inclusive, claro, Gerhard Berger, velho amigo da família Senna e uma espécie de conselheiro do piloto. O austríaco concorda com Bruno e acha que o segredo será permanecer com os pés no chão. “Ele tem de ganhar o campeonato primeiro, para depois pensar em um próximo passo. Não quero comentar nada sobre se há ou não a possibilidade de ele testar com a minha equipe para não abrir especulações, ate porque é ele que saberá qual e a oportunidade mais adequada para a sua carreira. Mas ele tem meu total apoio e gostei muito de ver um Senna voltando a ganhar um troféu aqui em Mônaco.
Desse jeito, não vai sobrar nada para o resto” comentou Berger.
Já Bruno Senna conversou bastante com a Racing.



Confira a entrevista abaixo.

R. Qual é a emoção dessa vitória ?
BS. Não tenho palavras para descrever minha felicidade, estou muito contente. A equipe fez um trabalho fantástico, o carro estava perfeito, já na classificação. Não consegui fazer a pole position porque realmente não deu. Eu achei que a corrida seria um pouco mais normal, mas com tantas bandeiras amarelas, eu não consegui manter a vantagem que tinha para o Pastor (Maldonado). Minha estratégia era de abrir ao maximo para não ter perigo dele chegar quando eu fizesse meu pit-stop, mas acabei perdendo a diferença aberta e estava com os pneus do carro muito gastos. Mas, aqui, mesmo se ele chegasse, não haveria como me ultrapassar.
Essa vitória foi sensacional.

R. Qual é o significado emocional dela?



BS. Espero que tenha sido a primeira de muitas vitórias aqui. Todo mundo quer vencer em Mônaco porque e um desafio diferente, que mostra que você pode ser um piloto versátil, mais ou menos agressivo, e eu pude mostrar um pouco da minha agressividade.

R. Em algum momento você se lembrou do seu tio Ayrton Senna?
BS. Antes de dormir eu me lembrava de como Ayrton era agressivo aqui na primeira curta.
Eu não precisei ser agressivo, larguei bem e só tive de defender minha posição.Mas eu aprendo tudo o que eu posso com o Ayrton. Cometi um erro na corrida, então, não posso dizer que foi uma corrida sensacional.

R: A quem você atribui esta vitória?
BS. A Deus foi ele que me deu essa vitória a glória é dele.

R. É uma vitória que o coloca próximo da F1?
BS. Eu preciso ganhar aqui e outras pistas também. Não é só uma vitória que vai me levar para a F1, eu ainda tenho muito a provar.
Assim que eu tiver os resultados na mão e ter ganhado o campeonato, a gente pode conversar melhor sobre isso




R. Na segunda corrida aqui em Mônaco você conseguiu um quinto lugar depois de largar em oitavo foi um resultado que o deixou satisfeito em relação ao campeonato?
BS. Sim fiz o que era possível fazer. Eu ate era mais rápido que alguns a minha frente, mas ultrapassar aqui e praticamente impossível. Também tive problemas com o volante, ele estava um pouco impreciso. Preferi me concentrar em não cometer erros e somar pontos.

R. Você agora esta na liderança do campeonato. Mas do que vencer corridas o importante na GP2 e pontuar regularmente?
BS. Com certeza. Se eu não tivesse tido aquele fim de semana cheio de incidentes na turquia, eu estaria ainda mais a frente agora. Mas automobilismo e assim, todo mundo acaba tendo um fim de semana ruim. Eu tive na Turquia e outros tiveram aqui.

R. Qual é a expectativa para a próxima etapa, Magny-Cours, na França?
BS. Estou confiante, já que a minha equipe foi muito bem la no ano passado quero muito conseguir minha primeira pole position, já esta na hora disso acontecer.

R. O Bruno Senna é um bom piloto na chuva?
BS. Toda vez que eu andei na chuva de GP2 eu fui o mais rápido, mesmo quando estava começando, então, me sinto confiante em pilotar em pista molhada.

R. Como você avalia sua evolução nesta sua segunda temporada da GP2?
BS. Demorou um pouco para que eu me acostumasse com o carro deste ano que e muito diferente em relação do ano passado em termos de acerto.

R. É raro ver um piloto sem uma base em kart ser competitivo tão rapidamente você vê isso como algo surgiu naturalmente?
BS. Eu era rápido no kart quando eu era pequininho, então não da para dizer que eu nunca andei de kart. Com certeza, a base que eu tenho de técnica vem dessa época não é algo completamente natural tem toda a experiência que eu ganhei por meio de todo o esforço que eu fiz desde que voltei a correr há quatro anos.
Estou realmente contente por estar voltando a ter resultados bons e mostrar me um piloto competitivo.

R. Como o Bruno Senna vê o Ayrton Senna?
BS. Em primeiro lugar como meu tio. Mas também como uma inspiração e uma referencia. Desde pequeno eu me impressionava da maneira como ele encarava o automobilismo. Aprendi bastante com essa forma de se dedicar totalmente a um objetivo. Não que eu tenha mudado por causa disso. É meio natural. Minha família tem essa natureza e isso funcionou bem para mim, graças a Deus.

O ESTILO DO TIO AYRTON SENNA

Vários pilotos e companheiros de Ayrton Senna que assistiram a vitória de Bruno na GP2 em mônaco revelaram que o estilo de pilotagem de ambos é muito parecido. A determinação e definição na hora de tomar decisões durante as corridas são os pontos fortes de Bruno, assim como eram os de Ayrton Senna. Mesmo sem ter o brilho de uma tocada arrojada, a eficiência faz a diferença e o coloca com um oponente difícil de ser batido mentalmente- Uma das princípais virtudes para os pilotos de formula 1 nos dias de hoje. E Bruno parece ter atingido um equilibro mental antes mesmo de chegar a categoria principal, o que será fundamental no futuro.

BRUNO TRAÇA CAMINHO PARA A F1 EM 2009

Ao vencer de forma sólida e convincente a primeira prova da GP2 em Mônaco, o piloto Bruno Senna deu um passo decisivo para conseguir uma vaga na F1 já para o ano que vem. Com o 1º e depois o 5º lugar da prova seguinte, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato e se consolidou como forte candidato ao titolo da GP2.
Desde sua criação, todos os campeões da categoria de acesso da F1 conseguiram vaga no gride da principal (Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Timo Glock), alem de outros nomes que se destacaram no campeonato, como Nelsinho Piquet e Heikki Kovalainen. No caso especifico de Senna, outra ajuda pode vir também de um dos mentores de sua carreira na europa Gerhard Berger, que comanda a equipe STR na F1. Há 2 anos, em entrevista exclusiva a revista Racing, o ex companheiro de Ayrton Senna na McLaren nos anos 1990 não escondeu que faz o máximo para ajudar o sobrinho do tri campeão. Desde que, é claro, Bruno corresponda talento ao volante.
Com a brilhante vitória, o brasileiro torna se uma opção para o mercado de pilotos para o ano que vem. Mas o mais importante e que ele mantenha essa regularidade, para ser cotado no momento em que as vagas começarem a ser definidas para 2009.
-Rodrigo França, de Mônaco.



POSTER DA REVISTA RACING.

Texto: Luis Fernando Ramos

Foto: Luca Bassani

Revista RACING.