Ritmo da Porsche em
classificação impressiona piloto da Aston Martin
SÃO PAULO - Depois das
duas primeiras sessões de treinos livres das 6 Horas de Fuji, sexta etapa do
Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, Bruno Senna ficou com a sensação de
que a Porsche deverá conquistar a pole na categoria GTE Am da corrida deste fim
de semana. Em seu contato inicial com o Vantage V8 da classe e com o até então
desconhecido circuito japonês, Bruno foi o mais rápido do trio completado pelos
dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, mas acha que o carro da
Aston Martin dificilmente será páreo para o rival alemão na sessão que definirá
o grid. "Os 911 RSR têm ritmo fortíssimo em volta lançada e são os
favoritos, a não ser que as condições mudem bastante", afirmou, após
fechar a sexta-feira na 5ª colocação com o tempo de 1min41s939. O Porsche do
alemão Christian Ried e dos italianos Gianluca Roda e Paolo Ruberti estabeleceu
a volta mais rápida em 1min40s707.
O autódromo localizado aos pés do Monte Fuji, possivelmente o mais conhecido cartão postal do Japão, é o único do calendário da endurance onde Bruno jamais havia pisado. O brasileiro admitiu que a adaptação ao traçado nas três horas de ensaios liberadas para as equipes, divididas em dois treinos de 90 minutos, não foi das mais tranquilas. "A pista é muito técnica. E, como as temperaturas estavam baixas, os pneus sofreram para aquecer e funcionar corretamente", explicou.
O autódromo localizado aos pés do Monte Fuji, possivelmente o mais conhecido cartão postal do Japão, é o único do calendário da endurance onde Bruno jamais havia pisado. O brasileiro admitiu que a adaptação ao traçado nas três horas de ensaios liberadas para as equipes, divididas em dois treinos de 90 minutos, não foi das mais tranquilas. "A pista é muito técnica. E, como as temperaturas estavam baixas, os pneus sofreram para aquecer e funcionar corretamente", explicou.
Bruno conquistou três poles na classe GTE Pro, mas na rodada nipônica foi designado pela equipe britânica para aumentar o poder de fogo da marca na AM na luta pelo título num ano em que a casa comemora o seu centenário. Nas duas partes dos treinos, Bruno foi o mais veloz da equipe; na primeira só foi superado por menos de um décimo por uma das Porsche porque estava com um jogo usado de pneus de compostos moles, enquanto o modelo alemão girava com médios novos.
Além da pista, Bruno começou a se entender também com o carro. "As principais diferenças do AM para o Pro são os controles de acelerador, a caixa de câmbio e a geometria da suspensão, que deixam o Vantage bem arisco no limite. Os compostos de pneus também não são os mesmos a que eu estava acostumado. Então, precisamos compreender as especificações de cada um para trabalhar no equilíbrio. Ainda bem que os meus companheiros são muito consistentes e têm boa comunicação sobre o carro, o que acaba facilitando a busca pelo acerto."
O mais veloz no geral foi o protótipo LMP1 Audi R18 e-tron quattro do dinamarquês Tom Kristensen, do francês Loic Duval e do escocês Allan McNish, que percorreu os 4.563 metros do circuito em 1min27s333, à média horária de 188,1 km. A sessão classificatória que definirá as posições de largada está marcada para as 1h30 da madrugada deste sábado, enquanto a largada, já pelo horário brasileiro de verão, será autorizada às 23 horas.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2