Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Saiba mais sobre o FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA



 Aston Martin Vantage GTE que Bruno Senna pilotará (Foto: MF2/Divulgação)

O Campeonato:

O FIA WEC é o campeonato mundial de elite das corridas de resistência, resgatando a linha histórica do Campeonato Mundial de Marcas dos anos 50, 60 e 70, o Campeonato Mundial de Endurance Grupo C da década de 80, o Campeonato Mundial de Carros Esporte dos anos 90 e, mais recentemente o Intercontinental Le Mans Cup (ILMC), da ACO. Teve a sua primeira temporada no ano de 2012.

O WEC FIA representa a popularidade e atração que as corridas de resistência têm hoje, competindo em circuitos lendários (Interlagos, Sebring, Spa-Francorchamps, Le Mans, Fuji, Silverstone), e em destinos onde a história do esporte a motor ainda está por se desenvolver (Oriente Médio, China). Estas são corridas longas, onde tudo pode acontecer: carros protótipos e GTs na mesma corrida, nas mãos de pilotos profissionais e amadores, que tanto contribuíram para a história desta disciplina.

Além dos vários títulos, troféus e taças atribuídas aos vencedores de diferentes categorias, o FIA WEC vai conceder o título de Piloto Campeão Mundial de Endurance FIA e Fabricante Campeão Mundial de Endurance FIA. Em qualquer prova do calendário pode-se esperar batalhas emocionantes na pista, com alguns dos melhores pilotos e equipes de resistência – incluindo vencedores das 24 Horas de Le Mans das últimas duas décadas – demonstrando a sua motivação para adicionar este prestigioso título inaugural a currículos já gloriosos.

Classes:

1. Protótipos Le Mans:
Composta por carros com cockpit abertos ou fechados, sem mínimo de produção necessário. Geralmente produzidos especialmente para as 24 Horas de Le Mans, mas também para provas do FIA WEC Endurance Championship / ELMS / ALMS, esses carros são desenvolvidos exclusivamente para competições em pista, cumprindo as exigências dos regulamentos técnicos do Automobile Club de l’Ouest. Subdivide-se em:

1.1 LMP1: Destinada para fabricantes
1.2 LMP2:  Destinado apenas para as equipes independentes de fabricantes e / ou fornecedores de motores

2. Le Mans Grand Touring Endurance:

Os carros da classe “Le Mans” Grand Touring Endurance são carros esporte com 2 portas, 2 ou 2 +2 lugares, abertos ou fechados, que podem ser utilizados de forma perfeitamente legal nas estradas e disponíveis para venda em uma rede de revendedores de um fabricante reconhecido pelo Comitê de Resistência.

Será permitida a participação de carros na competição assim que sejam produzidos um mínimo de 100 carros de passeio para os “grandes fabricantes”  e 25 carros de passeio para os “pequenos fabricantes” . (Grandes fabricantes são empresas que produzem mais de 2000 carros em um ano. Os fabricantes de pequeno porte são aqueles que produzem menos de 2.000 carros em um ano). Subdivide-se em:

2.1 LM GTE-Pro: destinada a pilotos profissionais. É a categoria que Bruno Senna disputará como piloto oficial da Aston Martin. Ele dividirá um Aston Martin Vantage GTE com o piloto francês Frédéric Makowiecki. A dupla receberá o reforço do britânico Robert Bell nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas 24 Horas de Le Mans.

2.2 LM GTE-Am: destinada apenas a pilotos amadores


O Calendário:  

+ 6 Horas de Silverstone: 14 de abril
+ 6 Horas de Spa-Francorchamps: 4 de maio
+ 24 Horas de Le Mans: 22 e 23 de junho
+ 6 Horas de São Paulo: 1º de setembro
+ 6 Horas das Américas: 22 de setembro
+ 6 Horas de Fuji: 20 de outubro
+ 6 Horas de Xangai: 10 de novembro
+ 6 Horas do Bahrein: 30 de novembro



Sistema de Pontuação:

Cada classe terá a seguinte pontuação:
  • 1º colocado – 25 pontos
  • 2º colocado – 18
  • 3º colocado – 15
  • 4º colocado – 12
  • 5º colocado – 10
  • 6º colocado – 8
  • 7º colocado – 6
  • 8º colocado – 4
  • 9º colocado – 2
  • 10º colocado – 1
  • 11º colocado em diante – 0,5 ponto
Pontuação diferenciada nas 24 Horas de Le Mans: a pontuação acima será dobrada nesta corrida.