Aston Martin Vantage GTE que Bruno Senna pilotará (Foto: MF2/Divulgação)
O Campeonato:
O FIA WEC é o
campeonato mundial de elite das corridas de resistência, resgatando a linha
histórica do Campeonato Mundial de Marcas dos anos 50, 60 e 70, o Campeonato
Mundial de Endurance Grupo C da década de 80, o Campeonato Mundial de Carros
Esporte dos anos 90 e, mais recentemente o Intercontinental Le Mans Cup (ILMC),
da ACO. Teve a sua primeira temporada no ano de 2012.
O
WEC FIA representa a popularidade e atração que as corridas de resistência têm
hoje, competindo em circuitos lendários (Interlagos, Sebring,
Spa-Francorchamps, Le Mans, Fuji, Silverstone), e em destinos onde a história
do esporte a motor ainda está por se desenvolver (Oriente Médio, China). Estas são corridas longas, onde tudo pode
acontecer: carros protótipos e GTs na mesma corrida, nas mãos de pilotos
profissionais e amadores, que tanto contribuíram para a história desta
disciplina.
Além
dos vários títulos, troféus e taças atribuídas aos vencedores de diferentes
categorias, o FIA WEC vai conceder o título de Piloto Campeão Mundial de
Endurance FIA e Fabricante Campeão Mundial de Endurance FIA. Em qualquer prova
do calendário pode-se esperar batalhas emocionantes na pista, com alguns dos
melhores pilotos e equipes de resistência – incluindo vencedores das 24 Horas
de Le Mans das últimas duas décadas – demonstrando a sua motivação para
adicionar este prestigioso título inaugural a currículos já gloriosos.
Classes:
1.
Protótipos Le Mans:
Composta por carros
com cockpit abertos ou fechados, sem mínimo de produção necessário. Geralmente
produzidos especialmente para as 24 Horas de Le Mans, mas também para provas do
FIA WEC Endurance Championship / ELMS / ALMS, esses carros são desenvolvidos
exclusivamente para competições em pista, cumprindo as exigências dos
regulamentos técnicos do Automobile Club de l’Ouest. Subdivide-se em:
1.1 LMP1: Destinada para fabricantes
1.2 LMP2: Destinado apenas para as equipes independentes
de fabricantes e / ou fornecedores de motores
2. Le Mans Grand Touring Endurance:
Os carros da classe “Le Mans”
Grand Touring Endurance são carros esporte com 2 portas, 2 ou 2 +2 lugares,
abertos ou fechados, que podem ser utilizados de forma perfeitamente legal nas
estradas e disponíveis para venda em uma rede de revendedores de um fabricante
reconhecido pelo Comitê de Resistência.
Será permitida a participação de
carros na competição assim que sejam produzidos um mínimo de 100 carros de
passeio para os “grandes fabricantes” e
25 carros de passeio para os “pequenos fabricantes” . (Grandes fabricantes são
empresas que produzem mais de 2000 carros em um ano. Os fabricantes de pequeno
porte são aqueles que produzem menos de 2.000 carros em um ano). Subdivide-se
em:
2.1 LM
GTE-Pro:
destinada a pilotos profissionais. É a categoria que Bruno Senna disputará como
piloto oficial da Aston Martin. Ele dividirá um Aston Martin Vantage GTE com o
piloto francês Frédéric Makowiecki. A dupla receberá o reforço do britânico
Robert Bell nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas 24 Horas de Le Mans.
2.2 LM
GTE-Am:
destinada apenas a pilotos amadores
O Calendário:
+ 6 Horas de Silverstone: 14 de abril
+ 6 Horas de Spa-Francorchamps: 4 de maio
+ 24 Horas de Le Mans: 22 e 23 de junho
+ 6 Horas de São Paulo: 1º de setembro
+ 6 Horas das Américas: 22 de setembro
+ 6 Horas de Fuji: 20 de outubro
+ 6 Horas de Xangai: 10 de novembro
+ 6 Horas do Bahrein: 30 de novembro
Sistema
de Pontuação:
Cada classe terá a seguinte
pontuação:
- 1º colocado – 25 pontos
- 2º colocado – 18
- 3º colocado – 15
- 4º colocado – 12
- 5º colocado – 10
- 6º colocado – 8
- 7º colocado – 6
- 8º colocado – 4
- 9º colocado – 2
- 10º colocado – 1
- 11º colocado em diante – 0,5 ponto
Pontuação diferenciada nas 24 Horas de Le Mans: a pontuação acima será dobrada nesta corrida.