Mercedes vence, marcas alemãs esmagam os rivais e ocupam todo o pódio
SÃO PAULO - Em sua participação especial na Blancpain Endurance Series, categoria de carros de grã-turismo que reúne as principais marcas do automobilismo mundial, Bruno Senna conquistou o 8º lugar na classe Pro das 24 Horas de Spa-Francorchamps. Ao lado dos parceiros Rob Barff e Chris Goodwin, Bruno levou a McLaren MP4-12 C ao 15º na classificação geral da quarta e principal etapa do campeonato. A prova foi vencida pelo trio alemão Bernd Schneider-Maximilian Buhk-Maximilian Götz, que cruzou a linha de chegada com o Mercedes SLS AMG depois de 564 voltas, uma de vantagem sobre o Porsche 997 GT3 R de Marc Lieb-Richar Lietz-Patrick Pillet. Complementando o esmagador domínio das fábricas germânicas, Andre Lotterer-Frank Stippler-Christopher Miess conduziram o Audi R8 LMS à terceira e última vaga do pódio.
Um público estimado em 60 mil pessoas compareceu a uma das principais corridas de longa duração do calendário internacional, encerrada neste domingo sem que o conhecido mau tempo da região tenha se manifestado ao longo da maratona de resistência. Em compensação, não faltaram toques e acidentes espetaculares, especialmente nas velozes curvas Eau Rouge e Blanchimont, felizmente apenas com conseqüências materiais. Líder do time ganhador e tetracampeão da DTM - Campeonato Alemão de Turismo, Schneider alcançou sua segunda vitória nas 24 Horas de Spa.
Bruno abriu os trabalhos ao volante do modelo inglês, 28º no grid entre os 65 carros que largaram. Ao final da primeira hora, já era o 15º no geral. Mas a falta de um melhor acerto aos poucos começou a cobrar seu preço. "Nosso carro nunca esteve muito rápido. Acho na média tomamos dois segundos por volta dos mais velozes", explicou. Apesar das exigências da corrida e do elevado número de carros na competição, Bruno e seus companheiros conseguiram se manter praticamente a salvo de acidentes e problemas mecânicos. A rigor, Bruno envolveu-se apenas em um toque com um Porsche na curva Bus Stop que, horas depois, o deixou sem o difusor. "Ficou ainda mais complicado pilotar nessas condições", resumiu.
Agora, Bruno começa a se preocupar com o WEC - Campeonato Mundial de Endurance, série que vem disputando regularmente na temporada e que chegou a liderar na categoria GTE Pro até o abandono de sua equipe nas 24 Horas de Le Mans no mês passado. A próxima etapa, a Le Mans 6 Horas de São Paulo, está marcada para dia 1º de setembro em Interlagos. Bruno, no entanto, não descarta uma volta a Spa. "Gostei bastante desta corrida. O nível da competição é alto e a prova é bastante difícil. Numa próxima vez, teremos de vir melhor preparados", concluiu. Goodwin, encarregado do último turno, chegou 24 voltas atrás dos vencedores.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)