Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FIA deve mudar sistema de pontuação para 2010



Zona de pontos pode premiar os dez primeiros colocados em cada prova

O Conselho Mundial de Automobilismo deve ratificar um novo sistema de pontos para a F-1 já a partir da temporada de 2010.

O sistema implantado em 2003, que dá a ordem de distribuição de pontos de 10-8-6-5-4-3-2-1 aos oito primeiros colocados de cada corrida, passaria a premiar os dez primeiros em cada etapa, na ordem de 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1, para que os 26 participantes previstos para 2010 possam ter mais chance de pontuar.

Embora pequenas alterações já tenham ocorrido na história da categoria _como o valor de pontos atribuído ao vencedor, que mudou de 9 para 10 pontos em 1991, ou como a implantação feita em 2003, quando os oito primeiros, ao invés dos seis, passaram a pontuar_, o novo sistema é tão diversificado que impede qualquer comparação histórica com os sistemas anteriores.

A nova pontuação foi discutida e apoiada na reunião realizada pela Comissão da FIA na última quinta-feira. Bernie Ecclestone, presidente da FOM, e Jean Todt, presidente da entidade máxima do automobilismo, estiveram presentes no encontro.

Um comunicado da FIA acrescentou: "Estamos desenvolvendo propostas detalhadas para melhorar o show. Elas terão efeito a partir do campeonato de 2010. A FIA e a FOM irão colaborar ainda mais para melhorar a comunicação e a promoção do campeonato para a mídia e para seus fãs no mundo inteiro".

A alteração deve ser oficialmente confirmada nesta sexta-feira.

Fonte: Site Tazio