Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 9 de agosto de 2008

Estudo comprova que, no esporte, os vencedores usam vermelho

Macacão do piloto Bruno Senna é vermelho.

Diante de uma Ferrari rubra, muita gente costuma brincar que "vermelho anda mais". Bem, parece que a máxima vale também nos esportes. Vermelho é a cor do macacão do piloto Bruno Senna e numa recem entrevista Bruno diz que a equipe de F1 que tende a ir ano de 2009 tem a cor vermelho. Subindo ao podio por inumeras vezes, duas vitórias e hoje vice lider da GP2, só vem a comprovar o que um estudo diz sobre a cor vermelha.

Estudo recente confirma relatos anteriores de que os atletas que usam uniformes vermelhos vencem competições com mais freqüência do que os oponentes vestidos com outras cores.
O sucesso tem uma cor, e esta cor é o vermelho. De fato, um estudo recente confirma relatos anteriores de que os atletas que usam uniformes vermelhos vencem competições com mais freqüência do que os oponentes vestidos com outras cores. Os pesquisadores estão agora se empenhando para decifrar o mistério por trás deste fenômeno desconcertante.

Que time de futebol domina a Bundesliga alemã? O Bayern de Munique, é claro. Quem venceu a Liga dos Campeões de 2008? O Manchester United. Qual foi o jogador da NBA mais dominante dos últimos tempos? Michael "His Airness" Jordan, sem dúvida. E o que essas equipes e atletas têm em comum? Uniformes vermelhos para os jogos em casa. Mas será que o sucesso deles tem de fato algo a ver com a cor das suas camisas?

Segundo Bernd Strauss e outros autores de um estudo publicado neste ano no periódico "Psychological Science", pelo menos quando se trata do Taekwondo, vencer usando vermelho tem muito a ver com o juiz. O estudo revelou especialmente que, apesar dos desempenhos iguais, os atletas que usavam protetores de tronco vermelhos receberam notas maiores do que aqueles que usavam azul Em várias ocasiões nos últimos anos, os pesquisadores procuraram encarar essa questão, com resultados surpreendentes. Russell Hill e Robert Barton, dois pesquisadores da Universidade de Durham, analisaram sistematicamente todos as disputas dos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004. Eles descobriram que usar vermelho fez de fato uma pequena diferença durante aqueles jogos de verão, pelo menos no que se refere ao boxe, ao Taekwondo e à luta livre.

Esses tipos de combates esportivos individuais são os mais adequados para a obtenção de estatísticas confiáveis. Um dos principais motivos para isso é o fato de os oponentes em todos os três esportes receberem aleatoriamente uma cor -vermelho ou azul- para os seus uniformes e equipamentos de proteção. Segundo o relatório de Hill e Barton, publicado no periódico "Nature" em 2005, os atletas que usavam vermelho tiveram uma vantagem mensurável. Isso foi especialmente verdade no caso do Taekwondo (o vermelho venceu 57% das lutas), seguido pelo boxe (índice de vitória de 55%) e pela luta-livre (estilo greco-romano, 52%; estilo livre, 53%).

O vermelho é o melhor amigo do jogador de futebol

Em um artigo publicado no periódico "Journal of Sports Sciences" no início deste ano, Hill e Barton expandiram a sua análise para incluir os times da Primeira Liga da Inglaterra, de 1947 a 2003. A análise estatística feita por eles determinou que as equipes de futebol que usavam vermelho tiveram um índice desproporcionalmente mais elevado, tanto de vitórias em casa quanto de conquistas de títulos, do que as equipes que usavam amarelo ou laranja. As descobertas foram inequívocas: três dos quatro clubes ingleses mais bem sucedidos usaram camisas vermelhas nos jogos em casa: o Manchester United ("Os Demônios Vermelhos"), o FC Liverpool ("Os Vermelhos") e o FC Arsenal.

No entanto, nem todos confiam nestes números. Matthias Sutter e Martin Kocher, dois pesquisadores de economia da Universidade de Innsbruck, na Áustria, duvidam que esta hipótese da vitória vermelha possa se sustentar em outros nichos do mundo do futebol. Os dois analisaram cuidadosamente 306 partidas na temporada de 2000-2001 da Bundesliga da Alemanha, e concluíram que nem o vermelho nem qualquer outra cor em particular conduziu um time a um maior número de vitórias. "No máximo, o que temos aqui é um problema do tipo o ovo e a galinha", afirma Sutter, referindo-se ao estudo da Liga Principal. "Durante vários anos os times de maior sucesso usaram vermelho. Mas o que veio primeiro, o sucesso ou o uniforme vermelho? Ou os dois ao mesmo tempo?".

Indicando dominância
Esta questão ilustra um dos problemas fundamentais encontrados na interpretação de estatísticas. A conclusão de que o vermelho aumenta a chance de vitória não é sustentada pela análise ampla. Com a exceção da Bundesliga, os dados revelam uma correlação bem mais freqüente entre cor e vitória; só que uma correlação que ainda está longe de constituir-se em uma relação causal. Por exemplo, no caso da Liga Principal, é também concebível que o vermelho seja a cor favorita de homens especialmente ambiciosos. Quando esses homens amantes do vermelho são dominantes em um clube de futebol, isso influencia não só o sucesso do time, mas também a cor preferida da camisa.

Apesar desses contra-argumentos, Hill e Barton ainda estão convencidos de que o vermelho torna a pessoa de fato mais bem sucedida. A certeza deles pode ter algo a ver com a formação antropológica de ambos. "A partir de estudos com animais e humanos, nós sabemos que o vermelho é usado para indicar dominância", disse Hill a "Spiegel Online". "Entre os seres humanos, a raiva é associada ao avermelhamento da pele, o que é um resultado do aumento da circulação sangüínea", escreveram os pesquisadores no artigo publicado na "Nature".

Os juízes preferem o vermelho

Segundo Barton, é provável que o vermelho ajude um time de futebol devido ao seu efeito psicológico em ambos os times. Ele e Hill também afirmam que, no decorrer dos anos, o vermelho pode também atrair mais fãs para uma equipe em particular, o que, por sua vez, pode tornar o time mais forte.

A mais recente tentativa de resolver esse mistério foi feita por psicólogos esportivos da Universidade de Münster, na Alemanha. Segundo Bernd Strauss e outros autores de um estudo publicado neste ano no periódico "Psychological Science", pelo menos quando se trata do Taekwondo, vencer usando vermelho tem muito a ver com o juiz. O estudo revelou especialmente que, apesar dos desempenhos iguais, os atletas que usavam protetores de tronco vermelhos receberam notas maiores do que aqueles que usavam azul.

Como parte do estudo, os pesquisadores fizeram com que 42 juízes experientes de Taekwondo assistissem a dois vídeos, cada um incluindo 11 seqüências de lutas. No primeiro vídeo, um atleta usava um protetor vermelho e o outro um azul. O segundo filme mostrava as mesmas cenas, mas com as cores dos atletas trocadas por meio de modificação digital das fitas. No final, embora os juízes tivessem assistido a cenas exatamente iguais, eles deram notas diferentes: em média, os atletas tiveram uma pontuação 13% maior quando usavam vermelho.

O efeito da cor sobre a pontuação tornou-se ainda mais acentuado quando os atletas tinham vigor semelhante. E quanto maior a diferença em termos de habilidade, menor a probabilidade de os juízes darem pontuações diferentes aos atletas nos dois vídeos. "Sem dúvida trata-se de um efeito que não é nem consciente, nem, é claro, desejado pelos juízes", afirma Strauss. "Mas de fato não é assim tão fácil superar a tendenciosidade da nossa percepção".

Dando cartão vermelho ao vermelho?
Assim, se o vermelho afeta de fato a forma como os juízes atuam, como é que a justiça poderá ser garantida? Uma maneira simples, é claro, seria escolher para os competidores de esportes individuais cores que não afetam o resultado da competição. Mas isso pode não ser tão fácil quanto parece. Vejamos o caso do judô, por exemplo, um outro esporte no qual há a designação aleatória de cores -azul ou branco- para os competidores. Em um estudo de 2005 publicado na "Nature", pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisaram todos os torneios de judô das Olimpíadas de Atenas de 2004. A conclusão: os atletas que usavam azul tiveram uma ligeira vantagem.

As artes marciais são um caso específico. Mas pode ser bem mais difícil mudar as combinações de cores usadas em camisas de futebol. Se o acaso ou uma equipe de psicólogos escolher as cores de um time, os torcedores poderão simplesmente virar a mesa -e com razão. Para alguns times, abrir mão do vermelho poderia colocá-los em desvantagem.

De qualquer forma, sem dúvida seria mais fácil testar a validade da teoria se o Bayern de Munique, -que ganhou 11 dos 20 títulos da Bundesliga- fracassasse algumas vezes nas finais.
Fonte: Der Spiegel


Tradução: UOL Mídia Global