SÃO PAULO - Com previsão de pista seca, mas sem as altas temperaturas esperadas pelas equipes, Bruno Senna participa amanhã da primeira sessão de ensaios livres do Grande Prêmio da Hungria. Será a estreia de Bruno num final de semana de corrida na atual temporada. "O treino será limitado, porque só poderei usar um jogo de pneus, mas não dá para reclamar. Tenho mais é de aproveitar a oportunidade e procurar fazer um bom trabalho para a equipe", disse o piloto reserva da Lotus Renault GP no caminho de volta ao hotel em Budapeste.
Na prática, as atividades de Bruno como substituto do alemão Nick Heidfeld nas práticas que abrem o fim de semana começaram nesta quinta-feira. Debaixo da chuva leve que "lavou" o habitualmente sujo asfalto de Hungaroring, o brasileiro fez o reconhecimento do traçado juntamente com os engenheiros e, em seguida, reuniu-se com eles para discutir os acertos iniciais do R31.
Você tem boas memórias de Hungaroring?
Sim. Foi uma das pistas onde tive bastante sucesso no passado na Fórmula GP2, com dois terceiros lugares em 2008, e até com a Hispania fizemos uma corrida razoável no ano passado. Acho que voltar aqui com um carro bom, com uma equipe boa, vai ser bem mais interessante.
Como tem sido a experiência de piloto reserva?
Aprendi muita coisa tecnicamente. Estar com juntos os pilotos, com os engenheiros, tem me ensinado bastante a entender mais sobre o carro, com mais profundidade, e a utilizar a telemetria com mais precisão. Tudo isso me melhora como piloto e o que preciso agora é um mais de quilometragem no carro para poder unir esse conhecimento mais técnico com um pouco de pilotagem.
Como está a expectativa para os testes?
Estou superanimado para entrar no carro e não vejo a hora de acelerar. Espero que seja um teste produtivo e que eu possa ajudar a equipe também. Infelizmente é só um jogo de pneus, o de compostos macios que costuma desgastar com rapidez, então vamos ter de economizar um pouco. Parece já que faz alguns anos que não ando no carro, apesar de serem apenas alguns meses.
Como serão os treinos de amanhã?
Preciso aprender um pouco sobre as asas traseiras reguláveis, que influenciam no equilíbrio do carro, e o Kers. Tenho de me acostumar a esses sistemas e ajudar a equipe o máximo possível no acerto do carro.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: LRGP/MF2